Boas Vindas

A Universidade Estadual da Paraíba acumula ao longo dos seus cinquenta e três anos (53) uma série de ações que a coloca como instituição estratégica para o desenvolvimento do Estado da Paraíba. A significativa abrangência de suas ações em quase todo território paraibano são visíveis, embora vivencie dificuldades orçamentárias e financeiras nos últimos seis anos.

Essas ações estão no campo do ensino com a formação de diversos profissionais que anualmente passam a  integrar o mercado de trabalho em nosso Estado ou em outros Estados da Federação. No campo da pesquisa, vem produzindo conhecimento que tem subsidiado as políticas públicas em nosso Estado e provocado a necessidade de intervenções nas áreas de meio ambiente, saúde, educação, dentre outras. E, por fim, as ações de extensão que apresentam um corpo vigoroso de atividades nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho .

Assim, mesmo com todas as dificuldades impostas ao nosso fazer na Extensão Universitária, ainda tem sido possível continuarmos dando respostas às demandas da comunidade, contribuindo para uma sociedade mais humana e mais justa. A crise, tanto do ponto de vista local, quanto nacional, tem afetado as universidades e, em especial, a extensão, que necessita de financiamento para que possa ocorrer a contento. Mesmo assim, estamos refazendo nossas trajetórias para construirmos possibilidades de enfrentamento que garantam a essência da Extensão Universitária, através da qual ocorre a transformação social a partir do empoderamento dos sujeitos envolvidos nessas ações.

Este ano estamos realizando o III Seminário de Extensão  com o tema  “A Extensão Universitária Refazendo Trajetória e Resistindo na Adversidade” com o objetivo de provocar o debate necessário para refazermos caminhos e resistir às adversidades, construindo uma extensão capaz de dialogar com setores sociais em busca da mudança que queremos.

Desta forma, as dificuldades colocadas a nossa frente tem servido de estímulo para que nós, que fazemos a extensão da UEPB, prossigamos na direção de uma universidade mais autônoma e socialmente referenciada, refazendo trajetórias e resistindo na adversidade.

Prof. José Pereira da Silva
Pró-Reitor de Extensão

Notícias