Apresentação

A Covid-19 ceifou vidas, provocou sequelas de múltiplas dimensões e desafiou não apenas governantes, mas também a Ciência a oferecer respostas rápidas à tragédia que se expandiu mundo afora, atingindo, sobretudo, as populações mais pobres. Em outras palavras, o novo vírus escancarou problemas estruturais em diferentes nações do mundo, acelerou os já complexos desafios econômicos, políticos, sociais, ambientais e culturais e evidenciou a necessidade, urgente, de construção de uma cultura científica mais alinhada com as reais demandas da sociedade.

É consenso que a pandemia representa um dos maiores desafios sanitários em escala mundial. Seus impactos sobre a economia global são devastadores. O ainda insuficiente conhecimento científico sobre o novo Coronavírus, sua alta velocidade de disseminação e capacidade de provocar mortes em populações vulneráveis geram incertezas quanto à escolha das melhores estratégias a serem utilizadas para o enfrentamento da tragédia em diferentes partes do mundo, inclusive em nosso meio.

Ao tempo em que defendemos uma agenda de pesquisa permanente, levando em conta não apenas conhecimentos específicos sobre o vírus, mutações, vacinas, evolução das doenças, chamamos atenção, também, para a necessidade de estudos sobre outras dimensões do problema: impactos da crise, causas sociais, ambientais, econômicas e políticas das epidemias, transtornos emocionais, políticas de saúde e assistência social, os novos desafios para a educação, dentre outros.

Sabemos que para derrotar a pandemia as pessoas precisam confiar nos especialistas, na ciência, nas autoridades públicas, uns nos outros. Sem confiança e solidariedade global, não seremos capazes de parar o Coronavírus, e, provavelmente, veremos mais pandemias como essa no futuro. É com essa compreensão, e nesse contexto, que trazemos como tema do nosso encontro anual o Papel da Ciência na Pandemia. Que este espaço nos ajude a pensar e a encontrar caminhos para contribuir, coletivamente, para a construção de um mundo mais justo, saudável e sustentável.

Cidoval Morais de Sousa
Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa

Notícias