PRPGP abre mais 100 vagas para minicursos do 24º Encontro de Iniciação Científica
29.09.2016

Devido à grande procura, a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aumentou o número de vagas oferecidas para os cinco minicursos que serão realizados durante o 24º Encontro de Iniciação Científica (EnIC). No total, 300 vagas estão sendo ofertadas. Cada minicurso oferece agora 60 vagas e os interessados podem efetuar a inscrição através do site oficial do evento, acessível pelo endereço eletrônico (http://congresso.uepb.edu.br/pibic).

Realizado pela Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, o XXIV ENIC 2017 acontece entre os dias 23 e 25 de outubro. O encontro, que este ano deve reunir mais de 1.200 estudantes das diversas áreas do conhecimento e terá como tema principal “Ciência, Tecnologia e Inclusão Social: democratizando conhecimento para construir cidadania”, acontece na Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

O XXIV EnIC

Em sua 24ª edição, o encontro contará com a apresentação de 416 projetos, todos na modalidade de comunicação oral. A programação inclui ainda minicursos, palestras e mostras culturais, além da apresentação de trabalhos dos alunos de Iniciação Científica da Instituição. No total, serão disponibilizadas 26 salas para a apresentação dos trabalhos e realização dos minicursos. O evento será aberto na segunda-feira (23), às 10h, do Auditório do Departamento de Psicologia, no Câmpus de Bodocongó.

O ENIC, segundo a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Maria José Lima, apresenta-se como mais um momento singular da formação para a pesquisa na UEPB, democratização do conhecimento e construção da cidadania. Maria José destaca que a Universidade tem feito grandes esforços para manter os níveis de investimento em pesquisa, apesar dos cortes acentuados que têm sido feitos pelo governo federal.

Apesar das dificuldades, a Iniciação Científica tem mobilizado mais de 400 professores orientadores e 876 alunos bolsistas. “Nossa preocupação é construir possibilidades de aprofundamento da interação da graduação com a pós-graduação a partir da Iniciação Científica, para melhor qualificar nossos alunos. Acreditamos, como Carlos Chagas, que “a universidade é um local onde se ensina porque se pesquisa”, frisa a pró-reitora.

Este ano, cerca de 1.200 estudantes que desenvolvem atividades de pesquisa na UEPB estarão participando do evento, principalmente os alunos contemplados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Na programação do evento também haverá a premiação dos melhores trabalhos apresentados durante os dois dias de realização do Encontro.

Iniciação Científica

A Iniciação Científica é um programa coordenado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia que, desde 1952, vem estimulando os estudantes de graduação a enveredar pela pesquisa. Os graduandos da UEPB têm participado ativamente do programa, desenvolvendo pesquisas nas mais variadas linhas do conhecimento. Atualmente, mais de 400 projetos desenvolvidos por estudantes da UEPB estão em execução em todos os câmpos da Instituição. Cada projeto pode envolver até quatro alunos, dependendo da abrangência do tema e da pedagogia do professor.

Texto: Severino Lopes