SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – 21 a 27 de outubro de 2019
20.09.2019

“SUAS CONFIGURAÇÕES DE CONHECIMENTO ESTÃO DESATUALIZADAS”

CONTEXTUALIZAÇÃO

Em razão da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que acontece anualmente de 21 a 27 de outubro em todas as Instituições ligadas à ciência e tecnologia no Brasil; a Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba (BC/UEPB) organizará o evento “Caminhos do Conhecimento”, com a temática central “Suas configurações de conhecimento estão desatualizadas”.

A SNCT é o maior evento de popularização da ciência do Brasil. Coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, conta com a colaboração de universidades e instituições de pesquisa; escolas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; ONGs e outras entidades da sociedade civil.

A data de realização do evento compreende do dia 24 a 31 de outubro do ano corrente, nas instalações da Biblioteca Central do Campus I (Campina Grande) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Exposição “Biblioteca ontem e hoje” – Permanente durante toda a semana

Os novos suportes de informação científica – Manhã e tarde

Quiz do Conhecimento científico – Manhã e tarde

A Biblioteca do futuro? – Manhã e tarde

Exposição “O Cientista Dr. Severino Bezerra de Carvalho” – Manhã e tarde

Cine Biblio

*Lugares limitados – Público máximo: 100 pessoas

1ª Sessão – 12h / 2ª Sessão – 17h

Filme: Piratas da Informática, 1999, 1h35min.

Sinopse: A ascensão da Apple e da Microsoft, as duas maiores empresas de informática do planeta. Em busca da liderança do mercado Steve Jobs (Noah Wyle) e Bill Gates (Anthony Michael Hall), fundadores das empresas, enfrentam-se em uma guerra de bastidores.

1ª Sessão – 12h / 2ª Sessão – 17h

Filme: A Teoria de Tudo, 2015, 2h03min.

Sinopse: Baseado na história de Stephen Hawking, o filme expõe como o astrofísico fez descobertas relevantes para o mundo da ciência, inclusive relacionadas ao tempo. Também retrata seu romance com Jane Wilde, uma estudante de Cambridge que viria a se tornar sua esposa. Aos 21 anos de idade, Hawking descobriu que sofria de uma doença motora degenerativa, mas isso não o impediu de se tornar um dos maiores cientistas da atualidade.

1ª Sessão – 12h / 2ª Sessão – 17h

Filme: O óleo de Lorenzo, 1992, 2h09min.

Sinopse: Um drama real na vida de um pai e uma mãe que lutam para salvar a vida de seu filho. Augusto e Michaela Odone são pegos pelo destino: Lorenzo de cinco anos de idade é diagnosticado com uma rara e incurável doença, mas a persistência da família e sua fé os leva para a cura, salvando seu filho e mudando a história da medicina.

1ª Sessão – 12h / 2ª Sessão – 17h

Filme: Estrelas além do tempo, 2017, 2h07min.

Sinopse: No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

OFICINAS:

ESTRATÉGIAS DE PESQUISA NA INTERNET

Objetivos:

• Apresentar ao usuário os mecanismos para realizar pesquisas em fontes de informação eletrônica;
  • Contribuir para a recuperação de dados relevantes partindo dos questionamentos do Trabalho de Conclusão de curso;
  • Proporcionar aos alunos maior autonomia nas pesquisas.

• Princípios da pesquisa científica;
  • Fontes de informação;
  • Estratégias da pesquisa eletrônica: truncamento, operadores lógicos (booleanos);
  • Apresentação e estratégias de busca no Google Acadêmico, Scielo, Repositório institucional, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, Catálogo de Bibliotecas, etc.
  • Apresentação do Portal da CAPES – Localizar Periódicos, artigos e bases de dados;
  • Apresentação de ferramentas que auxiliam o aluno na produção do TCC: Medenley, Google forms, etc.

CH: 3 horas

Turma 1: 14h – 17h

Inscrições: Biblioteca Central

S.O.S ABNT (Normas atualizadas)

Objetivos:

• Discutir a importância da padronização dos trabalhos acadêmicos/científicos;
  • Compreender e aplicar a normalização nos trabalhos acadêmicos/científicos;
  • Apresentar as normas da ABNT utilizadas para estruturação dos trabalhos acadêmicos.

Conteúdo programático:

• Conceito, objetivos e princípios da normalização;
  • Rigor científico e sua importância;
  • ABNT NBR 6022: Informação e documentação – Artigo em publicação periódica científica impressa;
  • ABNT NBR 6023: Informação e Documentação – Referências; ,
  • ABNT NBR 6024: Informação e Documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito;
  • ABNT NBR 6027: Informação e Documentação – Sumário;
  • ABNT NBR 6028: Informação e Documentação – Resumo;
  • ABNT NBR 10520: Informação e Documentação – Citações em Documentos;
  • ABNT NBR 14724: Informação e Documentação – Trabalhos acadêmicos;
  • ABNT NBR 10719: Informação e Documentação – Relatório técnico e/ou científico;

CH: 3 horas

Data: 28/10/2019

Turma 1: 09h-12h

PROCEDIMENTOS PARA ENTREGA DO TCC

Objetivo:

• Orientar o aluno quanto aos procedimentos para a Solicitação da Ficha catalográfica e depósito da versão final do Trabalho de conclusão de curso.

Conteúdo programático:

• Apresentação do SAGBI – Sistema de Apoio Gerencial a Biblioteca; Passo a passo para solicitar a Ficha catalográfica;
  • Apresentação do termo de depósito;
  • Apresentação dos modelos de capa/DVD e identificação do CD;
  • Plantão para tirar dúvidas;