Sobre a Residência Pedagógica

A Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da formação prática (estágio curricular supervisionado) nos cursos de licenciatura. Neste sentido, promovendo a imersão do licenciando na escola de Educação Básica, a partir da segunda metade de seu curso. As atividades desenvolvidas pelo residente consistem de: intervenção pedagógica e regência de sala de aula, acompanhadas por um professor preceptor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientado por um docente do Ensino Superior.

Somos um Subprojeto Matemática (campus Monteiro) do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual da Paraíba, UEPB.  O Subprojeto Matemática é ligado à formação de professores promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e consiste na imersão planejada e sistemática de estudantes do curso de licenciatura em Matemática em ambiente escolar da rede pública de ensino de Monteiro e região. Além disso, dedica-se ao estudo/pesquisa em sala de aula.  Sua principal área de atuação é no Ensino e Aprendizagem de Matemática. Nessa linha, os principais trabalhos do Subprojeto relacionam-se com a Metodologia de Resolução de Problemas, Modelização Matemática, Modelagem Matemática, Tecnologias Digitais e Formação de Professores.

O Subprojeto é composto pelo Dr. Roger Huanca (Docente Orientador), professores da Educação Básica (Preceptores das escolas-campo) e licenciandos em Matemática (Residentes). A proposta do Subprojeto Matemática, campus Monteiro é que, durante e após a etapa de imersão, os licenciandos/residentes sejam estimulados a refletirem e avaliarem suas práticas e relações no âmbito do desenvolvimento profissional docente, para registros em relatórios e contribuir, dessa forma, para a reflexão, avaliação e socialização de suas experiências como residentes e futuros professores de Matemática. Desse modo, entendemos que ensinar Matemática deve estar acompanhado do objetivo de desenvolver a criticidade e o engajamento dos estudantes nas questões sociais relevantes para sua comunidade.

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