Sobre a Residência Pedagógica

A Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da formação prática (Estágio Curricular Supervisionado) nos cursos de licenciatura. Neste sentido, promove a imersão do licenciando na escola de Educação Básica, a partir da segunda metade de seu curso. A Residência Pedagógica é realizada em regime de colaboração entre a União, por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), os estados, o Distrito Federal e os municípios, por intermédio das Secretarias de Educação ou órgão equivalente, e as Instituições de Ensino Superior (IES).

Subprojeto Matemática

O Subprojeto, Núcleo Matemática (campus Monteiro) do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é composto pelo Docente Orientador, Preceptor, Residentes e Escola-campo.

  • Docente Orientador: Prof. Dr. Roger Ruben Huaman Huanca da UEPB, campus Monteiro, responsável por planejar e orientar as atividades dos Residentes do Programa Residência Pedagógica estabelecendo a relação entre teoria e prática.
  • Preceptor: professor da escola-campo de Educação Básica responsável por planejar, acompanhar e orientar os residentes nas atividades desenvolvidas na escola-campo.
  • Residente: discente com matrícula ativa em curso de Licenciatura em Matemática que tenha cursado o mínimo de 50% do curso ou que estejam cursando a partir do 5º período.
  • Escola-campo: escola pública de Educação Básica habilitada pela Secretaria de Educação ou órgão equivalente e selecionada pela UEPB para participar do projeto institucional de Residência Pedagógica.

Nossa principal área de atuação é no Ensino e Aprendizagem de Matemática. Nessa área, os principais trabalhos do Subprojeto relacionam-se com a interação e de interatividade no contexto da Resolução de Problemas, Modelização Matemática, Modelagem Matemática, Tecnologias Digitais e Formação de Professores para tornar a sala de aula mais dinâmica.