Subprojeto

O subprojeto nomeado “Núcleo Matemática”, está sendo desenvolvido na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) campus VI na cidade de Monteiro, no período de 2020 a 2022. O objetivo deste é possibilitar espaço-tempo de formação acadêmico-profissional à residentes do curso de Licenciatura em Matemática, compreendido em estabelecer relações teórico-práticas de saberes-fazeres necessários à prática educativa inovadora, crítico-reflexiva e inclusiva.

O núcleo criará um elo entre o campus VI e a escola-campo da Educação Básica, em que serão discutidos referenciais teóricos no que tange as especificidades da formação inicial e continuada do professor de Matemática, bem como discursões sobre temáticas relacionadas ao seu campo de atuação. Sendo uma troca de experiência entre os participantes e o responsável pela execução do subprojeto, de forma a proporcionar a criação de estratégias diversificadas de ações e problematizar aspectos ligados à questões metodológicas-pedagógicas oriundas da atividade do professor de Matemática, no intuito de compreender o significado de ensinar, no âmbito dos espaços formativos e do campo de atuação desse profissional no Cariri Paraibano.

Além disso, o subprojeto irá possibilitar ao licenciando em Matemática enxergar sua prática pedagógica com base na realidade escolar, podendo atentar sobre o que está vivenciando enquanto futuro profissional da educação e, em contrapartida, induzir os professores das licenciaturas a fazerem uma reflexão sobre a prática de ensino com os alunos que serão professores de Matemática da Educação Básica. Desse modo, o Programa de Residência Pedagógica será imprescindível para o fortalecimento do curso de Licenciatura em Matemática da UEPB, campus VI. 

Uma das dimensões que compreendemos como parte da formação do futuro professor de Matemática é a reflexão teórica e prática sobre as questões metodológicas-pedagógicas, a exemplo do planejamento das ações de regência e a avaliação dos resultados, que perpassam o fazer matemática. Sendo assim, a proposta do Núcleo Matemática, do campus VI é que durante e após a etapa de imersão, os residentes sejam estimulados a refletirem e avaliarem suas práticas/relações no âmbito do desenvolvimento profissional docente. Portanto, compreende-se que ensinar Matemática deve estar acompanhado do objetivo de desenvolver a criticidade e o engajamento dos estudantes nas questões sociais relevantes para a sua comunidade.