Apresentação

Nos últimos 18 meses, com o intuito de não aglomerar e preservar a vida, as atividades presenciais dos projetos de extensão foram suspensas em razão da pandemia da COVID-19, impondo-nos o distanciamento social e a utilização de formas diferentes de levar adiante as atividades extensionistas. Neste contexto, a extensão universitária que sempre se caracterizou por desenvolver ações práticas e diretas nas ruas, praças, territórios das comunidades periféricas e do meio rural, teve que se reinventar. Todos os atores envolvidos com a extensão (docentes, discentes e corpo técnico) tiveram que aprender, através das atividades remotas, a se comunicar com as comunidades externas usando novas tecnologias para a troca de saberes.

É com esse espírito inovador e desafiador que, nos dias 11 e 12 de agosto de 2021, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba realizará o V Seminário de Extensão – V SEMEX, com o tema “Extensão Universitária e a COVID – 19: desafios e superações frente a uma nova realidade”, tendo como objetivo discutir os desafios suscitados pela Pandemia da COVID – 19 e as estratégias de superação no contexto da extensão universitária, onde o protagonismo dos estudantes durante a pandemia da Covid-19, a reinvenção dos projetos e o fortalecimento das ações extensionistas nas comunidades nos remetem à reflexão de que é possível, sim, fazer extensão em uma conjuntura adversa de distanciamento social.

O evento será realizado no formato on-line, os projetos e detalhes de suas execuções serão apresentados em forma de vídeo, possibilitando aos estudantes divulgarem, por meio de seus trabalhos, os resultados e/ou os produtos desenvolvidos nos diversos projetos referentes a cota 2019/2020, dando maior visibilidade às ações de extensão desenvolvidas na UEPB.

No ano em que o eminente educador Paulo Reglus Neves Freire completaria 100 anos de idade, a PROEX inova ao instituir o Prêmio Paulo Freire de Extensão, que premiará as melhores apresentações a serem realizadas ao longo do V SEMEX. A avaliação dos trabalhos apresentados considerará critérios relacionados às diretrizes nacionais da extensão na educação superior, tais como: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a interdisciplinaridade, a interprofissionalidade e a interação dialógica com a sociedade.

Contaremos com uma ampla programação de palestras, mesa redondas, oficinas e apresentações culturais e, por isso, convidamos toda a comunidade universitária e as comunidades externas assistidas pelos projetos e programas de extensão da UEPB a participarem do V SEMEX.

 

Profª Ms. Maria do Socorro Barbosa e Silva

Pró-reitora de Extensão – UEPB